Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Os profissionais de Nível Técnico em Segurança do trabalho formados no Colégio 24 de Maio, receberão uma formação ampla, constituída por Competências, gerais e específicas, que lhes permitam acompanhar as transformações da Área, desenvolvendo ações de prevenção de riscos, referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas, determinadas pelo processo gerador de riscos ocupacionais e acidentes no trabalho.

Serão desenvolvidas ao longo do processo ensino aprendizagem habilidades e competências, como:

Visão crítico-reflexiva, conhecendo a realidade social na qual está inserido, e  ser comprometido com as necessidades de saúde ocupacional e prevenção de riscos;
Cognitivas, psicomotoras e afetivas, fundamentadas nos conhecimentos técnico-científicos, éticos, políticos e educativos, que contribuem para o alcance da qualidade da Segurança do Trabalho;

Desempenhar sua atividade profissional com responsabilidade, justiça e competência, considerando os princípios básicos de universalidade, equidade e integridade da assistência à saúde e segurança do trabalho.

Através de ampla pesquisa de mercado verificamos a escassez de profissionais, e detectamos que o Brasil ainda se destaca em números de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, com  carência de profissionais habilitados para atender ao grande crescimento do mercado de trabalho.

A exigência de profissionais habilitados para o mercado de trabalho em plena efervescência, crescimento e competitividade, apesar da conjuntura nacional de desemprego, ocorre em virtude do grande investimento estrangeiro atraído pelo fortalecimento da economia brasileira, do desenvolvimento gerado pela exploração do pré-sal, que impulsiona um grande desenvolvimento industrial no Brasil;

A formação do Técnico em Segurança do Trabalho de nível médio responde ás exigências decorrentes das formas de gestão, de novas tecnologias e da globalização no cenário da economia mundial, o que modifica a sociedade e a organização do trabalho.

O aluno concluinte do curso técnico em Segurança do trabalho será habilitado a desenvolver estratégias e cumprir os regulamentos existentes para garantir a saúde e segurança do trabalho,  através de programas de prevenção de risco à segurança e saúde, controle de perdas humanas e agravos a saúde ocupacional;

1. Brigadas de Incêndio;
  2. Treinamentos para formação de brigadista;
  3. Escolas;
  4. Indústria alimentícia;
  5. Construção civil;
  6. Empresas comerciais e industriais;
  7. Grandes empresas estatais, mineradoras e de extração;
  8. Empresas agro-industriais;
  9. Centros de Saúde ocupacional;
  10. Consultorias podendo empreender nesta área;

► Visitas Técnicas / Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

As visitas técnicas bem como o Trabalho de Conclusão do Curso correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem em empresas, é não um momento distinto do Curso, mas uma metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado dos alunos, aliando o saber ao fazer. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com diferentes situações de realidade.

- Ter 16 anos completos
- Ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o Ensino Médio

Veja alguns depoimentos de quem fez o curso: