Curso Técnico em Meio Ambiente
 

Formar com qualidade o Técnico em Meio Ambiente, visando garantir a disponibilidade de contingente estrategicamente localizado e habilitado para atender às demandas do mundo do trabalho, deve ser uma preocupação contínua. Sendo assim, esta Escola oferece esta Habilitação Técnica de Nível Médio, em sintonia com sua Proposta Pedagógica, respeitando valores estéticos, políticos e éticos, mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável e da sustentabilidade ambiental. Este Curso propicia condições aos alunos para que constituam competências necessárias ao Exercício Profissional, definidas a partir da análise do processo de trabalho desse segmento, contemplando as novas tendências culturais e mercadológicas identificadas e privilegia a busca pela qualidade de vida, individual e coletiva, para que a área de Meio Ambiente possa desenvolver-se ainda mais, não apenas para a oferta de um serviço, mas para o crescimento e qualificação do setor e a valorização de seus profissionais.

A conclusão do II módulo do curso técnico em meio ambiente certifica o aluno como Auxiliar técnico de Meio Ambiente.

► Habilitação Profissional e mercado de Trabalho

Educação ambiental, consumo consciente, produção mais limpa, descarte responsável de resíduos, controle da emissão de gases intensificadores do Efeito Estufa, manejo/gestão dos recursos vegetais e hídricos, entre outras preocupações relacionadas com a redução de impactos ambientais e sustentabilidade, estão em pauta nos mais diversos setores da sociedade, configurando a ampliação de campos de atuação para o Técnico em Meio Ambiente. Nos diversos ramos de atividades, as empresas estão investindo em Sistemas de Gestão Integradas, para obter e manter certificações internacionais como ISO 14.001, 9.001, OS HAS 18.000, SA 8.000, BS 8.800. Com isso, não apenas uniformizam suas ações na área ambiental, mas abrem oportunidades para a participação de áreas que não atuavam diretamente nas discussões e decisões, conferindo maior sinergia às ações ambientais. Cumprem também processos de Licenciamento Ambiental como Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO) e suas renovações; Instrumentos Técnicos como Consulta Previa (CP), Relatório Ambiental Preliminar (RAP), Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), Memorial de Caracterização do Empreendimento (MCE). Cabe destacar que o Técnico em Meio Ambiente está envolvido em todas estas ações.

O aluno concluinte do curso técnico em Meio Ambiente é o profissional que coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediações dos seus efeitos.

Atuando em:

  1. Instituições públicas, privadas e terceiro setor;
  2. Estações de Tratamento e Monitoramento de efluentes, afluentes e resíduos;
  3. Unidades de conservação Ambiental;
  4. Indústria de Papel e Celulose;
  5. Instituições de pesquisas;
  6. Mineradoras e de extração;
  7. Empresas agro-industriais;

► Visitas Técnicas / Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

As visitas técnicas bem como o Trabalho de Conclusão do Curso correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem em empresas e organizações, é não um momento distinto do Curso, mas uma metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado dos alunos, aliando o saber ao fazer. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com diferentes situações de realidade.

► Proposta Metodológica

Do ponto de vista pedagógico, o desenvolvimento do currículo privilegiará a interdisciplinaridade e considerará o aluno como agente do processo de construção das Competências e Habilidades requeridas para o Exercício Profissional. Todas as disciplinas terão abordagem teórica e pratica através de aulas elaboradas para transportar o aluno da teoria para a experiência profissional.

► Pré-requisito

- Ter 16 anos completos;
- Ter concluído ou estar cursando o ensino médio

► Documentos para Matrícula

- RG
- CPF
- Título de eleitor e comprovante da última votação
- Reservista
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de residência
- Histórico e/ou Certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração de escolaridade se estiver cursando
- Gdae ou lauda de publicação
- 3 fotos

 



  Unidade 1 - Freguesia - Prédio 1
Av. Cantídio Sampaio, 1248
CEP: 02860-001
(11) 3989-6699 / 95000‑5485
  Unidade 1 - Freguesia - Prédio 2
Rua Silvio Bueno Peruche, 717
CEP: 02871-010
(11) 3982-8685 / 95000‑5485
  Unidade 2 - São Miguel Paulista
Av. Marechal Tito, 1413
CEP: 08010-090
(11) 2031-6046 / 95000‑5477
  Unidade 3 - Mandaqui
Rua Dep. Gouveia Franco, 46/56
CEP: 02422-010 
(11) 2233-2270 / 96920-5094
 
Copyright © Colégio 24 de Maio. Todos os direitos reservados.