Curso Técnico em Farmácia

O Técnico em Farmácia pode atuar nos diversos segmentos farmacêuticos inserido nos processos de produção, armazenamento, triagem e dispensação de medicamentos, matérias-primas e correlatos, sempre sob supervisão do Farmacêutico. Também realiza processos farmacotécnicos, auxiliando na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos. Realiza atendimento ao cliente, interpretando as prescrições médicas e orientando-os quanto ao uso correto dos medicamentos.

Durante o curso, as aulas práticas são realizadas no laboratório de farmácia que contém todos os  equipamentos específicos, vidrarias e matérias-primas necessárias para que o aluno possa desenvolver a prática dos conteúdos abordados em sala de aula. No laboratório podem ser desenvolvidas técnicas das seguintes disciplinas: química, farmacotécnica, microbiologia, parasitologia, cosmetologia, homeopatia e fitoterapia.

Os estágios correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem em diversos estabelecimentos do segmento farmacêutico como farmácias, drogarias, hospitais, UBS, laboratórios e indústrias. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com superiores, diferente profissionais e pacientes, em situação de realidade e desenvolver habilidade técnica, psicomotora e capacidade cognitiva.

Segundo pesquisas recentes, o Brasil é atualmente o terceiro maior consumidor de medicamentos e um dos maiores consumidores de cosméticos do mundo. Além disso, é o país onde a relação de farmácias por habitantes é a maior do planeta. Em território nacional são mais de 80 mil farmácias e drogarias e esse quadro só apresenta crescimentos. Neste contexto, o mercado de trabalho exige mão de obra qualificada para garantir a qualidade nos processos de produção e atendimento ao cliente.

O aumento da instalação de indústrias farmacêuticas e cosméticas, tanto nacionais quanto internacionais, também comprova o aquecimento no mercado farmacêutico e a necessidade de um profissional qualificado que precisa acompanhar a evolução tecnológica no ramo.

No âmbito da saúde pública, o Técnico em Farmácia tem papel ativo e muito importante na promoção e prevenção da saúde orientando os pacientes sobre o uso racional dos medicamentos e a utilização correta dos mesmos abordando as principais vias de administração e posologia.

O profissional de Técnico em Farmácia possui um amplo mercado de trabalho estando habilitado para atuar em farmácias, drogarias, unidades básicas de saúde, hospitais, laboratórios, indústrias de medicamentos e cosméticos entre outros.

A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras e  projetos que atendem as  constantes transformações e mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, propiciando aos alunos a vivência de situações contextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Oferecendo oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.  As situações de aprendizagem têm como eixo condutor contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

► Pré-Requisito e Público-Alvo

Ter 16 anos