Curso Técnico em Farmácia
 

O Técnico em Farmácia pode atuar nos diversos segmentos farmacêuticos inserido nos processos de produção, armazenamento, triagem e dispensação de medicamentos, matérias-primas e correlatos, sempre sob supervisão do Farmacêutico. Também realiza processos farmacotécnicos, auxiliando na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos. Realiza atendimento ao cliente, interpretando as prescrições médicas e orientando-os quanto ao uso correto dos medicamentos.

Durante o curso, as aulas práticas são realizadas no laboratório de farmácia que contém todos os  equipamentos específicos, vidrarias e matérias-primas necessárias para que o aluno possa desenvolver a prática dos conteúdos abordados em sala de aula. No laboratório podem ser desenvolvidas técnicas das seguintes disciplinas: química, farmacotécnica, microbiologia, parasitologia, cosmetologia, homeopatia e fitoterapia.


Os estágios correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem em diversos estabelecimentos do segmento farmacêutico como farmácias, drogarias, hospitais, UBS, laboratórios e indústrias. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com superiores, diferente profissionais e pacientes, em situação de realidade e desenvolver habilidade técnica, psicomotora e capacidade cognitiva.


► Mercado de Trabalho

Segundo pesquisas recentes, o Brasil é atualmente o terceiro maior consumidor de medicamentos e um dos maiores consumidores de cosméticos do mundo. Além disso, é o país onde a relação de farmácias por habitantes é a maior do planeta. Em território nacional são mais de 80 mil farmácias e drogarias e esse quadro só apresenta crescimentos. Neste contexto, o mercado de trabalho exige mão de obra qualificada para garantir a qualidade nos processos de produção e atendimento ao cliente.

O aumento da instalação de indústrias farmacêuticas e cosméticas, tanto nacionais quanto internacionais, também comprova o aquecimento no mercado farmacêutico e a necessidade de um profissional qualificado que precisa acompanhar a evolução tecnológica no ramo.

No âmbito da saúde pública, o Técnico em Farmácia tem papel ativo e muito importante na promoção e prevenção da saúde orientando os pacientes sobre o uso racional dos medicamentos e a utilização correta dos mesmos abordando as principais vias de administração e posologia.

O profissional de Técnico em Farmácia possui um amplo mercado de trabalho estando habilitado para atuar em farmácias, drogarias, unidades básicas de saúde, hospitais, laboratórios, indústrias de medicamentos e cosméticos entre outros.

► Proposta Metodológica

A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras e  projetos que atendem as  constantes transformações e mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, propiciando aos alunos a vivência de situações contextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Oferecendo oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.  As situações de aprendizagem têm como eixo condutor contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho, estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

► Pré-Requisito e Público-Alvo

Ter 16 anos
Ter concluído ou estar cursando Ensino Médio

► Documentos para Matrícula

- RG
- CPF
- Título de eleitor e comprovante da última votação
- Reservista
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de residência
- Histórico e/ou Certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração de escolaridade se estiver cursando
- Gdae ou lauda de publicação
- 3 fotos

 



  Unidade 1 - Freguesia - Prédio 1
Av. Cantídio Sampaio, 1248
CEP: 02860-001
(11) 3989-6699 / 95000‑5485
  Unidade 1 - Freguesia - Prédio 2
Rua Silvio Bueno Peruche, 717
CEP: 02871-010
(11) 3982-8685 / 95000‑5485
  Unidade 2 - São Miguel Paulista
Av. Marechal Tito, 1413
CEP: 08010-090
(11) 2031-6046 / 95000‑5477
  Unidade 3 - Mandaqui
Rua Dep. Gouveia Franco, 46/56
CEP: 02422-010 
(11) 2233-2270 / 96920-5094
 
Copyright © Colégio 24 de Maio. Todos os direitos reservados.