Curso de Especialização Técnica de Enfermagem do Trabalho

Unidade Freguesia do Ó
Unidade São Miguel Paulista

Os Técnicos de Enfermagem do Trabalho formados pelo Colégio 24 de Maio são profissionais preparados para integrarem as equipes nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de acordo com a Norma Regulamentadora 4 (NR -4) da Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 3.214/78, e como integrante da equipe mínima dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, de acordo com a Portaria 2437/2005 do GM de 07 de dezembro de 2005. Compreender a atenção integral à saúde, ampliar as ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde do trabalhador. Priorizar as ações de promoção e proteção especifica às de reparação, participar do desenvolvimento de ações educativas quanto aos aspectos de saúde e segurança dos trabalhadores e de estudos e pesquisas na área são apenas algumas das ações que o Técnico em Enfermagem do Trabalho irá desenvolver com o intuito de transformar a vida dos trabalhadores, prevenindo-os dos acidentes e das doenças que rondam o seu dia-a-dia de trabalho.

O Técnico de Enfermagem do Trabalho integram equipes multiprofissionais, sob a supervisão do Enfermeiro, em instituições públicas e privadas, em órgãos oficiais, participando no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de Enfermagem do Trabalho, nos três níveis de prevenção, como integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, participando dos projetos de educação do trabalhador, em especial, os programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e promoção da saúde, conforme a portaria 2.437/2005 do GM de 07 de dezembro de 2005 e da Lei nº 7.498/86 e Decreto 94.406/87 que regulamentam o exercício da Enfermagem.

Atuando em

1. Instituições públicas e privadas;
  2. Hospitais;
  3. Centros de Referencia da saúde do Trabalhador;
  4. Empresas especializadas em Medicina do Trabalho

► Visitas Técnicas

As visitas técnicas correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem em empresas, é não um momento distinto do Curso, mas uma metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado dos alunos, aliando o saber ao fazer. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com diferentes situações de realidade.

- Ter 17 anos completos
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter concluído o Curso de Técnico em Enfermagem módulo II

- Histórico e/ ou Certificado de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem módulo I e II