Curso de Especialização Técnica de Enfermagem do Trabalho

Os Técnicos de Enfermagem do Trabalho formados pelo Colégio 24 de Maio são profissionais preparados para integrarem as equipes nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de acordo com a Norma Regulamentadora 4 (NR -4) da Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego nº 3.214/78, e como integrante da equipe mínima dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, de acordo com a Portaria 2437/2005 do GM de 07 de dezembro de 2005. Compreender a atenção integral à saúde, ampliar as ações de promoção, proteção e reabilitação da saúde do trabalhador. Priorizar as ações de promoção e proteção especifica às de reparação, participar do desenvolvimento de ações educativas quanto aos aspectos de saúde e segurança dos trabalhadores e de estudos e pesquisas na área são apenas algumas das ações que o Técnico em Enfermagem do Trabalho irá desenvolver com o intuito de transformar a vida dos trabalhadores, prevenindo-os dos acidentes e das doenças que rondam o seu dia-a-dia de trabalho.

O Técnico de Enfermagem do Trabalho integram equipes multiprofissionais, sob a supervisão do Enfermeiro, em instituições públicas e privadas, em órgãos oficiais, participando no planejamento, programação, orientação e execução das atividades de Enfermagem do Trabalho, nos três níveis de prevenção, como integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e nos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, participando dos projetos de educação do trabalhador, em especial, os programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e promoção da saúde, conforme a portaria 2.437/2005 do GM de 07 de dezembro de 2005 e da Lei nº 7.498/86 e Decreto 94.406/87 que regulamentam o exercício da Enfermagem.

Atuando em

1. Instituições públicas e privadas;
  2. Hospitais;
  3. Centros de Referencia da saúde do Trabalhador;
  4. Empresas especializadas em Medicina do Trabalho

► Visitas Técnicas

As visitas técnicas correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem em empresas, é não um momento distinto do Curso, mas uma metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado dos alunos, aliando o saber ao fazer. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com diferentes situações de realidade.

- Ter 17 anos completos
- Ter concluído o ensino médio;
- Ter concluído o Curso de Técnico em Enfermagem módulo II

- Histórico e/ ou Certificado de conclusão do Curso Técnico em Enfermagem módulo I e II