Curso Técnico em Enfermagem

A tendência global de crescimento na área da saúde impulsionam movimentos de acreditações dos estabelecimentos de saúde, fenômenos de desospitalização, políticas públicas de atenção a saúde nos diversos níveis e de iniciativas como da Anvisa e da Organização Pan-Americana da Saúde para melhoria da segurança do paciente nos serviços de saúde. Essa dinâmica justifica a formação de técnicos em enfermagem.

O Técnico e Auxiliar em Enfermagem executam e participam do processo de cuidar humano, em todas as fases do ciclo vital, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sociais do ser humano.

Atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colaborando com o atendimento das necessidades de saúde do paciente/ cliente, família e comunidade, em todas as faixas etárias. Desenvolve ações de educação para o autocuidado, bem como de segurança no trabalho e de biossegurança nas ações de enfermagem. Promovendo ações de orientação e preparo do paciente para exames. Prestando assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos em qualquer fase do ciclo vital. Participando de uma equipe multiprofissional com visão crítica e reflexiva, atuando de acordo com princípios éticos. Exercendo ações de cidadania e de preservação ambiental.

As aulas práticas são realizadas em laboratório de enfermagem equipado com materiais específicos, para que o aluno possa desenvolver a prática dos conteúdos abordados em sala de aula. No laboratório podem ser desenvolvidas as seguintes técnicas: reanimação cardiopulmonar, sondagens vesical e nasogástrica, banho no leito, punção venosa, técnica de lavagem das mãos, realização de curativos, entre outras.

Os estágios correspondem ao preparo efetivo para o exercício profissional e ocorrem nos diversos hospitais com os quais a Escola possui acordos de cooperação, não é um momento distinto do Curso, mas uma metodologia de ensino que contextualiza e põe em ação o aprendizado dos alunos, aliando o saber ao fazer. O objetivo é complementar o ensino ministrado ao aluno, proporcionando-lhe iniciação e integração no mercado de trabalho; desenvolvimento, consolidação e integração das competências profissionais, mediante treinamento, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento com superiores, diferentes profissionais e pacientes, em situação de realidade e desenvolver habilidade técnica, psicomotora e capacidade cognitiva, fundamentada nos princípios científicos da Enfermagem.

A conclusão do módulo I do curso técnico em enfermagem certifica o aluno como Auxiliar de enfermagem.

A conclusão do módulo II do curso técnico em enfermagem certifica o aluno como Técnico  de enfermagem.

Habilitado para prestar assistência a pacientes portadores de diversas patologias, o profissional possui um amplo mercado de trabalho, seu egresso no segmento da saúde como integrante da equipe de enfermagem e multiprofissionais nos quadros funcionais de organizações e unidades públicas, privadas e do terceiro setor, por exemplo: hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, laboratórios, unidades básicas de saúde, creches, lar de idosos, escolas e outros locais onde a assistência à saúde seja necessária.

Dadas a natureza do trabalho do técnico e auxiliar  em enfermagem e sua importância no sistema de saúde, a Enfermagem é uma profissão em franca expansão, com mercado de trabalho amplo e diversificado. A prática profissional abrange assistência nos ramos de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. O setor público absorve a maior parte dos profissionais e, em anos recentes, a ampliação dos programas de saúde da família resultou em apreciável abertura de vagas.
O aumento da expectativa de vida amplia ano a ano o mercado para os profissionais em enfermagem no Brasil. Por causa disso, duas áreas estão em alta: a geriatria e o atendimento domiciliar. A exigência do Ministério da Saúde de que os hospitais tenham técnicos em enfermagem especializados nas áreas de oncologia, hemodiálise, UTI, ortopedia e neurologia também têm ampliado o número de vagas. Crescem ainda as oportunidades de trabalho na área administrativa de clínicas e hospitais.

A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras e  projetos que atendem as  constantes transformações e mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, propiciando aos alunos a vivência de situações contextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia o seu desenvolvimento profissional. Oferecendo oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.  As situações de aprendizagem têm como eixo condutor contextos similares àqueles encontrados nas condições reais de trabalho,  estimulando a participação ativa dos alunos na busca de soluções para os desafios que dele emergem.

► Pré-requisito e Público-Alvo

Técnico em Enfermagem  MODULO I

- Ter 17 anos
- Ter concluído o Ensino Fundamental

- Histórico e/ou Certificado de conclusão do Ensino Fundamental

Técnico em Enfermagem  MODULO II

- Ter 18 anos
- Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio
- Ter concluído Modulo I do curso técnico em Enfermagem

- Histórico e/ ou Certificado de conclusão do Módulo I do curso Técnico em Enfermagem.