Acontece no Colégio
 

Primeiros Socorros para Técnico em Segurança do Trabalho

 

No curso técnico em segurança do trabalho do colégio 24 de maio são abordados os fundamentos dos Atendimentos em Primeiros Socorros voltado para a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho.

Os alunos são capacitados em aulas praticas sobre as Condições , técnicas básicas e avançadas de prestação de socorros às vitimas de diversos tipos de acidentes e males como:

Quedas,
Atropelamentos,
Cortes,
Amputações,
Paradas cardiorrespiratória,
Picada de animais peçonhentos,
Ingestão de produtos perigosos,
Técnicas de transporte de acidentados
Alteração dos Sinais Vitais;
Síncope ou desmaio;
Parada cardio Respiratória, entre outros.

Primeiros socorros é o cuidado imediato a alguém ferido ou doente, com a finalidade de preservar a vida, promover a recuperação ou prevenir prognóstico de piora do estado, portanto trata-se de uma atenção rápida, imediata a uma pessoa que está em perigo de vida, realizando tais cuidados para manter as suas funções vitais e reduzindo seus agravos até que a vitima receba atendimento de emergência adequado. Este pré-atendimento tem fundamental importância, pois evita complicações futuras e pode salvar vidas. Contudo, deve ser realizado pelo socorrista (profissional que vai fazer o atendimento) que deve ter treinamento e realizar o atendimento em condições seguras para a prestação de socorro. É importante, após realizar o primeiro atendimento, solicitar ou encaminhar a vítima para avaliação médica.

Estes procedimentos devem ser realizados por pessoas treinadas em socorrer as vítimas, que tenha feito um curso para esta capacitação e, principalmente, que entenda sobre as iniciais dos primeiros socorros ABC. Sendo A - verificar a passagem de ar da vitima, B - observar a respiração e C - verificar a circulação. Estes são os principais passos, por exemplo, para o atendimento em uma reanimação cardiorrespiratória (uma parada cardíaca, que exige profissional habilitado).

Os princípios do atendimento de emergência Baseia-se nos três “R”:

Rapidez no atendimento;
Reconhecimento das lesões;
Reparação das lesões.

Os procedimentos adequados são:

Verificar no local do acidente se não há riscos para o socorrista, como fios elétricos soltos, fumaças, líquidos inflamáveis e objetos cortantes que possam ferir quem vai fazer o atendimento.
Chamar um serviço médico de emergência (geralmente todas as indústrias fornecem este serviço com profissionais da saúde);
Acalmar-se e ganhar a confiança da vitima, avaliar seu estado de consciência e suas lesões e com a ausência destas funções realizar o ABC, iniciando a massagem cardíaca.

Professor, engenheiro Anderson Gomes dos Santos Figueiredo

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

Clique nas fotos abaixo para ampliar

 



  Unidade 1 - Freguesia - Prédio 1
Av. Cantídio Sampaio, 1248
CEP: 02860-001
(11) 3989-6699 / 95000‑5485
  Unidade 1 - Freguesia - Prédio 2
Rua Silvio Bueno Peruche, 717
CEP: 02871-010
(11) 3982-8685 / 95000‑5485
  Unidade 2 - São Miguel Paulista
Av. Marechal Tito, 1413
CEP: 08010-090
(11) 2031-6046 / 95000‑5477
  Unidade 3 - Mandaqui
Rua Dep. Gouveia Franco, 46/56
CEP: 02422-010 
(11) 2233-2270 / 96920-5094
 
Copyright © Colégio 24 de Maio. Todos os direitos reservados.